segunda-feira, 27 de agosto de 2018

FIM DO TREINAMENTO

20 de agosto


Final do meu treinamento... E podemos dizer que passou rápido 12 semanas!
Foram os 3 meses mais importantes da minha missão, pq foram os meses em que eu senti, aprendi e vivi as primeiras experiências de como ser um missionário.

Meu desafio logo de cara foi com país totalmente diferente que o meu, e mais, Monterrey é a maior cidade de todo México (com excessão da capital) e encontrei pessoas de todo país aqui.  Tive que me adaptar a vários sotaques de espanhol, ao horário diferente (para eles, levantar cedo é as 10,11h), da comida que é as 14h/15h e a comida e forma de comer (com as mãos, sem talheres muitas vezes).  Descobri que em todo prato pode haver feijão (amassado), abacate, tortilhas (que realmente é uma arte, pq é barato, faz bem, se come com tudo e ainda te enche), e pimenta que já coloco em toda comida pq é viciante, fora as águas de sabem que bebemos em toda casa.

Passei por experiências engraçadas e curiosas, como encontrar um cubano (muiti gente boa e membro), e nos levar (um brasileiro e um mexicano) para comer com seu amigo colombiano em um restaurante tailandes kkk; ou encontrar uma mulher chamada Nídia que nos pediu ajuda em sua casa e tinha umas 30 estátuas da santa morte de todos os tipos, tamanhos e cores, e todas tinham um cartão da amizade kkk; ou um homem nos parar e dizer que Deus está chamando ele como novo profeta na terra; também teve o dia em que me senti famoso dando duas entrevistas no maior cartão postal de Monterrey sobre futebol (um sonho né); também teve o projeto de serviço com ratos e baratas e as casas que pintamos.

Aprendi que quando os membros veêm o trabalho dos missionários, nos reconhecem e nos compensam na comida.  Tive a oportunidade de ir com membros em 3 restaurantes e 2 buffets (membros diferentes e lugares diferentes).

Aprendi a ganhar a confiança dos membros sem perceber e vi isso quando a irmã Wendy Trejo (Pres. da OM) em sua casa começou a chorar e a contar de seus problemas pessoais e da liderança da rama e nos dizendo que de todos os membros éramos os que ela se sentia mais a vontade para desabafar. E o Pres. da rama que foi um pouco duro comigo no começo e descobri que ele teve problema com outros elderes gringos, hoje ja me abraça e nos liga para saber se temos a comida das semana, isso fora a irmã Norma que estava totalmente inativa e agora até lagosta compra para nos mimar, e sempre as pessoas nos oferecem carona (coisa que não tinha aqui antes).

Aprendi a lidar com situações difíceis, como todas as alas da estaca se unirem para aumentar a frequência e deixarem a Central sozinha e mudar a ala para rama e ver os membros indo para outras alas mesmo morando em nossa área como forma de protesto, muitos se inativarem e se desanimarem com isso.  Vi o desentendimento de uma família recém conversa com família de pesquisadores (ou seja, o pior pesadelo para missionários), e também aprendi a "brigar" com meu companheiro, vi que me calar e ficar no meu canto estava fazendo mal p0ra mim e tínhamos que resolver as coisas de uma forma mais madura.

Vivi experiencias espirituais únicas,  como ver um senhor de uns 60 anos depois de 40 anos de sua vida ir para igreja e dizer que encontrou o que estava procurando a anos ao ler o livro de mórmon em 2 semanas e meia; ou estar presente quando uma jovem do mundo fez uma oração de joelhos pedindo que Deus colocasse uma pessoa na sua vida que ele não conhecesse e lhe diria qual igreja é a verdadeira e o Senhor fez com em uma atividade de estaca os jovens prestassem  seus testemunhos e ela escutar por várias vezes que ESSA É A IGREJA VERDADEIRA; e por fim pude ver um homem que nasceu na igreja luterana nos dizer que todas as igrejas tem o evangelho de Cristo, mas só a nossa tem o Livro de Mórmon que confirma tudo.

A parte de tudo, ou melhor, um conjunto de tudo, foi a família da Evelyn e seus irmãos Dani, Devani e Eiden e sua mãe Pâmela que me fizeram ver meu propósito e o motivo pelo qual fui chamado para servir na MELHOR MISSÃO DO MUNDO !!!

Sobre meu companheiro Elder Valdes, pude ver que realmente o meu antigo presidente da missão McArthur foi inspirado e sabia o que estava fazendo.  Aprendi com ele que as pessoas não precisam ver o quão cansado estamos para reconhecerem nosso esforço, que o domingo é o melhor dia para fazer amizade com membros, que devemos escutar a todos (escutamos muito desabafos de mendigos coitados), aprendi que mutas vezes as pessoas não tem a culpa do que fazem e simplesmente fazem porque creem que será uma atitude correta, aprendi que não podemos alterar o livre arbítrio das pessoas, é um poder que nem Deus tem, e o mais importante, DEVEMOS AMAR AS PESSOAS PARA CONHECER-LAS, E NÃO CONHECER-LAS PARA AMAR-LAS!!!

Desculpa os erros de ortografia, tenho dificuldade para diferenciar português e espanhol.

CARROS 1

20 de agosto


Minha semana foi boa, não muito produtiva de verdade, não encontramos muitas pessoas, mas o irmão Guadalupe está progredindo muito e já foi pela 4ª vez na igreja. Aqui só podemos batizar alguém se ela for 3 domingos pra igreja no mínimo.

Teve transferência... vou ficar na área por mais 6 semanas no mínimo. Elder Valdes foi para Ala Felipe Carillo, escata Anahuac, dizem que é uma boa ala.
Meu próximo companheiro será Elder Rosado, é mexicano também.

Uma irmã fez lagosta pra gente comer, não gostei muito, é muito dificil pra comer, mas como a gente disse que nunca tinha comido, ela fez.

A gente pintou toda a casa da irmã Pamela, e ontem ela nos disse que queria que marcássemos nossas mãos na parede com nossa assinatura pra ela se lembrar dos momentos que passamos e sempre seguir firme, e fizemos, to mandando a foto.

Eu me sinto como o filme Carros 1 aqui, sabe mãe.  
Uma cidadezinha que todos ficam felizes quando tem um pesquisador novo. 
Eu sou o relâmpago Mcqueen e tenho que construir toda a cidade.
Essa semana eu estava colocando nomes nos personagens kk
O carro azul de corrida é o personagem que o relâmpago  ajuda no final, e o verde é Satanás.
Quero que tenham a oportunidade de assistir e se lembrem de mim.

3 meses já se passaram, está passando rápido!
E percebo quando o dia passa rápido quanto mais trabalhamos.  Quero aproveitar esse companheiro novo para trabalhar mais, ele tava treinando então creio que deve estar cheio de vontade ainda, tem menos de um ano de missão.  Elder Davis é meu novo Lider de Distrto.

Eu comprei uma bíblia e estou estudando ela com todos os detalhes possiveis, e é muito bom porque vejo que realmente o Senhor preparou caminhos pra chegar a exaltação e a bíblia tem coisas muito claras, está me encantando.
Eu tenho um caderno de estudo, coloco todas as referências, discursos einspirações. Escrevo no diário também.

Hoje é meu 105º dia na missão kkk, pra mim voou.

Eu adquiri um testemunho muitoooo grande na missão sobre o proposito de Deus sabe, eu realmente pude ver que cada ação que tomamos que seja de acordo com os mandamentos dele, ele vai nos abençoar mesmo que tenhamos que passar por dificuldades ou tentaciones, sei que muitas vezes nos perguntamos porque essas coisas passam com a gente, mas ele tem um sabio propósito que nos é desconhecido (1 Néfi 9:5), sempre se lembra que ele está guiando nosso caminho desde que fazemos as coisas certas!!!

O Livro de Mormon realmente muda vidas, porque ele me deu um testemunho muito forte da igreja, e com esse testemunho eu consigo fazer com que as pessoas sintam o espirito pelo meu conhecimento e diligencia.

AMO VOCESSSSS !!


Nossa área da missão a noite



Sapatos novos


Calleb, um eterno pesquisador, que está progredindo bastante.


Lagosta



Familia da irmã Pamela e sobrinhas


Conselheiro do Pres. do Ramo


Presidente do Ramo e familia


Familia Trejo (amo muito eles, nos ajudam muitíssimo)


Hermano Bitencourt, que nos leva pra comer fora sempre


Calleb, pesquisador


Marcando a parede da casa da irmã Pamela





 Muro del recuerdo

 








sexta-feira, 17 de agosto de 2018

3 MESES !!!


13 de agosto


Oieeee

Hoje era último p-day antes da transferência, e última semana das férias das crianças da irmã Pamela, então passamos o dia com eles, fomos no boliche, depois compramos pizza com chocobanana e assistimos filme. Foi muito bom !

É tão especial ter uma familia como um porto seguro, sabe, um alicerce quando sua semana está horrivel! Sejam a casa aonde os missionários se esqueçam dos problemas por alguns minutos, faz toda a diferença, e se possivel agradeça a irmã Pamela por mim também, nunca imaginei fazer o que fizemos com uma familia como fizemos hoje mãe.

Ontem foi Conferencia da Estaca e o irmão Guadalupe foi, mas ficou um pouco confuso, porque uns 5 discursos foi sobre Ministrar, então os pesquisadores ficaram um pouco deslocados. Eu consegui entender, gostei bastante.

Na terça foi a entrevista com o Presidente Maucotel, a entrevista foi boa, mas ele tirou o meu sombreiro, porque tem que ter 7 cm, e o meu só tinha 5 cm.

O Presidente é frio, mas a coisa boa é que ele gosta de escutar sabe, ele escuta, entende, ele quer ser amigo.  Eu gosto muito dele, sempre me sinto bem, mesmo sendo frio.  É uma pessoa realmente diferente, que tenta sempre  estar nos padrões dos profetas.

Essa semana eu fui atrás de sapato, mas não achei um bom, só achei sapato bonito, mas não bom.  Vou mandar a foto do que aconteceu com o meu kkk



Semana que vem tem transferência, 99% de possibilidade que meu companheiro saia, ele já está aqui na área há 4 transferencias (6 meses) , mas tudo é possivel né.

Eu to feliz, vendo as bênçãos, com vontade de trabalhar ainda, eu vejo as bênçãos quando falo com vocês e isso é bem gratificante, me dá um ânimo a mais.  Não sinto dores mais, sinto que emagreci muito.   a irmã Pamela me deu um chá pra dormir que me ajudou mãe com a insonia.
Falando nisso... FELIZ DIA DOS PAIS ATRASADO, PAI, TE AMO ❤ !

Eu tenho uns amigos aqui que estão nas oficinas e que tem acesso sobre os proximos missionários que vão vir. Nessa transferência vai vir uma sister de Recife, na proxima 2 sisters e 1 elder. E em novembro 1 sister eu 1 Elder.  Ou seja até o final do ano na minha missão 5 brasileiros mais, e agora sou o único de 190 missionários na missão kk.

Essa semana eu fui fazer oração em português na reunião de distrito e não consegui e não estava conseguindo explicar como se fala em português para os outros missionários, estou esquecendo. Não me lembro de muitas palavras e meu diário tem dois idiomas kkk

Elder Davis é incrivel, me ensinou tantas coisas nun dia que tive  uma visão ainda melhor dele, lembrei muito daquele filme das sisteres tocando porta que vimos uma vez, os condominios Constituicion são iguais e na divisão tocamos umas 100 portas kkk

Eu consigo ver um proposito e ver que o presidente Mc Arthur recebeu uma revelação pra me colocar no Centro de Monterrey, sou grato por ter esse conhecimento hoje e por ter aprendido as coisas tão rapido mesmo em outro país.

Eu amo muito vocês e espero que possam sempre estar na mesma espiritualidade que eu estou aqui!  Essa semana lembrei de quando fomos no Pacaembú (10 meses atrás), e me deu uma saudade muito grande e hoje vejo o "sacrificio" que todos fizemos pra ver minha alegria!

Mateus 19:29, D&C 100:1, D&C 118:3 são minhas escrituras favoritas, recomendo.

Semana que vem venho com noticias da transferênciaaaa.

AMO VOCÊSSSSS

BEIJOOOOSS


3 MESES




NO BOLICHE COM A FAMILIA DA IRMÃ PAMELA














 LANCHE TORTA CUBANA 
(só consigo comer metade)


IRMÃO GUADALUPE 
(esse é o lugar que ensinamos ele toda semana)





NÓS E DANIEL

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CURIOSIDADES



06 de agosto


Oiiii  Familia

Minha semana foi muito rápida, acho que foi a semana mais rápida até agora. Não trabalhamos muito na nossa área, fizemos muita coisa a parte então voou.
Meu companheiro é LD então sempre que algum companheiro vai ter batismo ele tem que ir pra fazer uma entrevista com o pesquisador, e teve 4 essa semana. Aí teve conferencia de zona, e também fomos pintar a casa da irmã Pamela, e teve Recorrido ao Templo.

Nossa conferência com o Presidente foi bem tensa, chegamos as 09h e saimos as 18h, ele é beeemm rígido.  Algumas mudanças:

- Usar roupa social nos p-day
- Não usar camisas de times
- Não usar mochilas
- Não usar gravatas de flor, broches, prendedor
- Entrar no Templo 2 vezes no ano

Eu não senti tanto a diferença porque não deu tempo, mas minha zona está em meio em choque ainda porque ele mudou uns chamados também.
Ele usa muito o exemplo dos profetas e apóstolos, parece ser uma pessoa muito boa e sei que quer fazer isso para o nosso bem.  Tenho entrevista com ele amanhã, tô tranquilo.

Tivemos 50 pessoas no ramo de novo  Uhúuu

Essa semana eu pude ver um pequeno milagre ou podemos dizer que fé. Eu fiz uma meta nessa transferência de orar todos os dias pedindo um batismo em Central.  Temos 3 pesquisadores progredindo mas eles tem dificuldade de entender sobre o batismo, e essa semana posso dizer que não trabalhamos em nossa área, e ficamos tristes porque as pessoas pra se batizar necessitam ir 3 domingos na igreja, e semana que vem é conferência, e depois as transferências.  E domingo um homem  que sabe muitissimo sobre a igreja nos disse:  "Elderes, tenho que me batizar, eu ja sei sobre a castidade, palavra de sabedoria, cumpro tudo, só que eu não tive a oportunidade de me batizar onde eu vivia".  Ele é super bom, ativado e quer se batizar dia 19.  Quando escutei isso lembrei da minha meta e da minha fé.

Aprendi que o batismo é bom, mas o Senhor vê o nosso esforço além disso, e os missionários também.  Um missionário de êxito não necessita ter 100 batismos, e sim ensinar 100 pessoas sobre o evangelho e elas tem o livre-arbítrio e nossas bênçãos vão vir se ensinarmos.

E assim como o Senhor colocou esse homem ontem do nada em Central, Ele vai colocar pessoas escolhidas se trabalharmos.


Aqui é bem perto do Templo, a 45 minutos de ônibus.  Antes podiamos ir um mês sim, outro não.

Eu vou comprar um sapato este mês, olha o meu como está, andamos muito, as irmãs moram uma em cada lugar da área.


Estou tendo insonia toda noite, ontem só consegui dormir 2h da manhã, tá dificil, faz um tempo que estou assim já. Irmã Pamela me deu um chá. Levanto cedo, deito 22h30 mas não tenho sono a noite. Não sei o que tá passando.

Meu lider da obra missionária do ramo nos levou para comer em um buffet chique chamado Pampas do Brasil. E sua mulher quando chegamos lá me disse:  Elder Matheus, escolhemos este lugar por sua causa, é um reconhecimento pelo trabalho que vocês estão fazendo por nosso ramo! 
Comi muita carne ! Os membros gostam da gente.

Essa semana almoçamos com o Presidente da Estaca e ele nos disse:  "Elderes, moro em Central há 15 anos, e é a primeira vez que vejo a irmã Pamela indo pra igreja todos os domingos, o que vocês fizeram com ela e sua familia ?"  Depois dissemos que seu filho queria ir pra missão e ele nos disse pra ficarmos em Central os dois anos da nossa missão kkk.

Eu amo essa área e quero ficar aqui na proxima transferência, as familias são muito boas comigo, mãe, não imaginava.  Estamos trabalhando super duro mas sabemos que tem um propósito para isso. 

Hoje tivemos atividade de zona na capela do Templo, jogamos muito basquete, to jogando basquete como nunca joguei kkk

Essa semana também cozinhei arroz, frango salsicha kkk Pedi pra uma irmã me ensinar a fazer duas comidas típicas daqui pra cozinhar pra vocês depois kk    To acostumando com a pimenta e posso dizer que a comida aqui é mais gostosa, é muito boa, mi gusta mucho !

Eu gosto mais de comer as coisas daqui como CAMPECHANA, isso é divino !

Vou contar umas curiosidades daqui:
Só começa a escurecer as 20h30;
O metrô e o ônibus tem música;
As pessoas comem MUITO com a mão, aqui eu ainda não comi com faca, não nos dão. Ontem me deram arroz, um pedaço bem grande de frango e uma colher, ou seja, pra comer o arroz com a colher e o frango com a mão;
Aqui tudo vai tortilhas;
Eu já comi pão frances com ovo e feijão;
E sempre tudo com a mão, tem pessoas que nem usa talheres kkk;
Aqui eles não tomam suco, é tudo água de sabor, água de abacaxi, água de tamarindo...
Refrigerantes são todos diferentes, só a coca e a pepsi são iguais
Nas casas dos membros, eles fazem nosso prato, não nos servimos, a comida fica no fogão

É estranho, mas estou me acostumando.
No café da manhã, compro fruta e yogurte.

As pamonhas com recheio são bem comuns, não gostei muito, mas é boa.

Sempre nos dão 100 pesos pra cada um pra almoçar, dá tranquilo.  Com 100 pesos dá comprar um pizza, tipo da Dominós.

Monterrey é a cidade mais cara do México.

Mãe, vê o Edificio da Capital, o mais caro da cidade, fica de esquina com a capela.
A irmã Pamela mora nos Edificios Constituicion, aliás todo o ramo mora nos Edificios Constituicion, nossa área de proselitismo é todo dia lá kkk 
Também tem o parque Passeo Santa Lucia.

Amo vocês.


Sisteres do meu Distrito


 Buffet Pampas do Brasil
(Familia Vidacka)


Agradecimentos para as familias que nos dão de comer




Como me sinto depois de comer muito




LZ's








Cozinhando na casa da irmã Pamela







Elder Valdes, Daniel, Eu











-

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

MUITO CALOR

30 de julho

Oiii  Familia

Aqui está muito calor, muito mesmo.  Tô tomando mais de 2 litros de água por dia, e de qualquer jeito.

Cheguei no CTM com 76 kilos e agora estou com 71.  Não sei como emagreci tanto.  Sei que não como muito, mas eu como o suficiente pra não me deixar mal depois. Mas andamos muito e eu não estava acostumado né, e também tomo muita água e ás vezes me tira um pouco a fome, acho que é isso. Minhas roupas estão tudo grande kk

Nessa semana eu entrei no maior edificio de Monterrey, chama-se EDIFICIO DA CAPITAL, onde ficam os governadores, fica de esquina com a capela.  Também comi uma comida chamada Tamales, é pamonha recheada, só que aqui tem de todos os sabores:  feijão, frango, queijo, carne, vários tipos.

Hoje estávamos vindo escrever e encontramos outros missionários fazendo atividades de distrito aqui no centro com roupa social.  Eles já tiveram a conferência de zona com o novo Presidente, ele tem mudado algumas coisas. Agora não vai ter mais as atividades que tinha antes, p-day vai ser de roupa social, proibiu muitas coisas.  A nossa conferência será amanhã o dia todo.

To lendo o livro de Joseph F. Smith sobre doutrinas de salvação.

O irmão Guadalupe foi na igreja, mas ele tá bem confuso, porque ainda não sabe qual a diferença da nossa igreja para as outras, pra ele é tudo igual, mas foi na igreja, ficamos felizes.

Pintamos a casa da irmã Pamela essa semana.  A filha dela também levou uma amiga pra conhecer a igreja... uhúu E o filho, Daniel, gosto muito dele, está bem ativo e saiu com a gente essa semana, e disse pra mãe dele que quer ir pra missão. Faz muito bem a parte paterna da familia.


Os pesquisadores estão bem dificeis, muitos são duros de coração, mesmo sabendo que o evangelho é verdadeiro.  Mas até hoje sempre tivemos pesquisadores na sacramental.

Eu sempre procuro pensar que a minha experiência mais perto da liderança tem que me ajudar de alguma forma aqui. Então sempre converso com os lideres aqui, eles me deixam bem a vontade com eles pra opinar.

Estamos reativando muitos inativos, no meu primeiro domingo tinha 20 membros e ontem tinha 50 !

Amo vocêsss 



No EDIFÍCIO DA CAPITAL




PINTANDO A CASA DA IRMÃ PAMELA